CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANLEHO

0
351

MISSA DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Nesta quarta-feira de Cinzas (6), data que marca o início da Santa Quaresma, incontáveis fiéis se reuniram em assembleia para celebrar o começo do tempo mais rico e profundo da liturgia. A celebração ocorreu na Matriz de Santo Antônio, em Bebedouro, ás 19h, e foi presidida pelo cônego Walfran Fonseca, que contou com a concelebração do Padre Jan Carlos e a animação do Coral Amigos de Santo Antônio.

Durante a homília, o cônego destacou a importância da conversão no tempo quaresmal. “O tempo da Quaresma é favorável para pedir a Deus a graça de uma sincera conversão”. Nesse sentido, cônego Walfran explicou que é necessário converte-se de coração e não apenas de aparências. “Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes”. Acrescentou ainda a dificuldade de vivenciar a Quaresma devido à influência do mal e ensinou que Jesus é quem nos ajuda a vencer o espírito maligno. “Quaresma é tempo de tentação, provação. Jesus nos ensina a vencer o mal, Ele oferece as “armas” contra o espírito do mal, principalmente a vaidadeque leva a hipocrisia, devemos lutar contra a vaidade”, disse.

Essas “armas” são os exercícios quaresmais que podem ser desenvolvidos por meio das três práticas penitenciais propostas pela Liturgia – oração, jejum e esmola – explicou o cônego destacando a importância da vigilância neste período. “Tempo de Quaresma é tempo de vigiar por meio dos sentidos, de jejuar com objetivo de mudar o pensamento e as atitudes, de viver a sobriedade e a conversão, de encontrar Jesus da misericórdia que vem ao nosso encontro. Devemos controlar nossos desejos em nome de Cristo, estarmos sempre vigilantes e atentos para que a vaidade não reine em nosso coração”, finalizou o sacerdote.

Depois da homília, houve a imposição das cinzas aos fiéis. As cinzas recordam a fraqueza humana de que viemos do pó e para lá retornaremos. “Recorda-te que és pó e em pó te hás de tornar”.

Próxima sexta-feira (8), às 19h30, haverá Via-Sacra penitencial saindo da Paróquia de Santo Antônio, em Bebedouro, em direção à capela de Nossa Senhora de Fátima, no Mutange.