VII EDIÇÃO DO CINE PRAÇA: ANTÔNIO – GUERREIRO DE DEUS

“Terno amigo da pobreza, olhai sempre para nós, para um dia lá no céu estarmos juntos a vós[…]”.

O trecho do hino de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do nosso querido bairro de Bebedouro, parece ter ganhado uma maior significação após a exibição, neste sábado (13), às 19h30, durante o VII Cine Praça, do filme Antônio – Guerreiro de Deus, já que, seguindo os passos de São Francisco, Antônio nos ensina sobre a pobreza e condena a riqueza terrena.

Considerado Doutor da Igreja, Santo Antônio nasceu em Lisboa (Portugal) e tinha Fernando como nome de batismo, mas, após sua conversão, recebeu o nome de Antônio e dedicou sua vida a evangelização, principalmente em Pádua (Itália). Por isso é conhecido como Santo Antônio de Pádua.

Apesar de ter sua origem numa tradicional e rica família, o santo levou uma vida itinerante na santa pobreza. Ele nos ensina que a verdadeira riqueza não é a terrena, mas a espiritual, é Jesus! Sua vida foi uma incansável busca pela justiça de Deus e por isso defendia os mais pobres e desamparados. É exatamente isso que rogamos quando entoamos o hino de nosso amável padroeiro de Bebedouro; olhai para nós, principalmente para os mais pobres e necessitados. Não há dúvida que sua trajetória é inspiração para todos!

Nesse sentido, o evento “Cine Praça” alcança seu objetivo, pois consegue evangelizar a comunidade de uma forma diferente. “Ele sempre acontece no sábado que antecede o Domingo de Ramos, já que não ocorre a tradicional missa. É exibido um filme que retrate a vida de um/a santo/a da Igreja Católica, isso é bom, pois torna conhecida a vida de alguns santos e santas que os fiéis não conheciam”, explicaram os membros da Pascom Bebedouro, Daniela Felix e Mickael Douglas.

Dona Marli, moradora do bairro, participou das sete edições do evento e disse que gosta muito dos filmes exibidos. “Eu gosto muito dos filmes que passam. Venho todo ano”, contou.

Por último, após a finalização do filme e antes da benção final, Padre Jan Carlos, vigário da Paróquia de Santo Antônio, afirmou que devemos assistir/ler sobre a vida dos santos. “Todo cristão deve conhecer a vida dos santos, pois nos ensina, edifica”. E continuou “São pessoas normais que souberam compreender a vontade de Deus, entregaram sua vida e a vontade de Deus é que sejamos santos e isso não é algo inatingível, acontece no dia-a-dia, nas pequenas coisas”. “Sede santo como vosso Pai é santo”, finalizou.

Em seu sétimo ano, o Cine Praça é uma realização da Pastoral da Comunicação com o apoio dos Acólitos e Ancilas, Equipe de Resgate, Pastoral da Solidariedade, Encontro de Jovens com Cristo (EJC), Pastoral da Acolhida, Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) e do Grupo Angelus.

Santo Antônio, rogai por nós!