“JESUS VIVE E VIVE PARA SEMPRE”

0
928

VIGÍLIA PASCAL 2019

Neste sábado santo (20), foi celebrada, na Matriz de Santo Antônio, em Bebedouro, a Vigília Pascal, que é o encerramento da missa que começou na quinta-feira (18). A celebração iniciou na Praça Lucena Maranhão com a “Benção do Fogo Novo” – um sinal de purificação – e ainda nesta área externa ocorreu a preparação do Círio Pascal que foi levado para interior da igreja, que estava com as luzes apagadas, para a continuidade da solenidade litúrgica.

Um momento significativo da noite, que marca a Proclamação da Páscoa, foi o canto do solene hino de louvor após as muitas leituras e salmos. “Gloria In Excelsis Deo” ou “Glória a Deus nas alturas”. Foi na entoação dessas sagradas palavras, cantadas pelo Cônego Walfran e os inúmeros fieis presentes, que Cristo Ressuscitado foi anunciado. Acenderam-se as velas do altar, as luzes da paróquia e os sinos foram tocados.

Durante a homília, o cônego explicou que a vigília pascal transforma nossa vida devido à significação da Ressurreição de Cristo. “A vigília mexe com todo o nosso ser, é a vitória da luz sobre as trevas, da fé sobre a dúvida, da verdade sobre a mentira”, disse o sacerdote, que reforçou a necessidade de tomar posse dessas palavras, principalmente porque vivemos tempos difíceis. “Muitos buscam humilhar a igreja por meio de redes sociais, enfrentamos todos nós muitos problemas, mas sairemos daqui com os sacramentos da Páscoa e por isso devemos ter confiança na providência de Jesus ressuscitado em todas as situações de nossas vidas, até nas mais adversas”, afirmou o sacerdote.

Após a homília, foi realizado o batismo de catecúmenos que, em plena consciência, pediram à igreja católica a iniciação na vida cristã. Na ocasião, os demais fiéis presentes pediram a Deus a renovação da promessa do batismo. Nesse sentido de renovação, Cônego Walfran Fonseca rezou com a comunidade a canção Indo e Vindo e reafirmou nossa missão como cristão após esse momento tão importante para nossa fé. “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz (cantando). Jesus ressuscitou e nós ressuscitamos com Ele, vida que se renova, isso acontece em todas as páscoas até a páscoa definitiva, que ressurjamos e que cresça a nossa fé, Jesus vive e vive para sempre! Cada um sai com a missão de anunciar a alegria de Jesus ressuscitado”, finalizou.

Após a benção final, houve a tradicional “Procissão do Ressuscitado” pelas ruas do bairro, que contou com animação do ministério formado por membros do EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e ECC (Encontro de Casais com Cristo).

Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã!