16 anos de pastoreio de Cônego Walfran Fonseca na Paróquia Santo Antônio de Pádua – Bebedouro

Card: Pascom Bebedouro.

Neste último sábado de fevereiro (29), é motivo de alegria para os paroquianos de Bebedouro: data em que nosso pároco, Cônego Walfran, completou dezesseis anos de pastoreio junto ao povo de Bebedouro. Na data citada, em 2004, o então arcebispo de Maceió, Dom José Carlos Melo, presidiu a celebração solene para provisão de posse do novo Pároco.

O texto a seguir, de autoria de Elias Romeiro, narra, com riqueza de detalhes, os acontecimentos naquela celebração onde os fiéis, na igreja lotada, aguardavam para o grande momento de saber quem seria o próximo pastor a substituir Cônego Aluizio Roberto, o até então pároco.

“Domingo, 29 de fevereiro de 2004, nossa paróquia estava em festa, Igreja repleta de fiéis aguardando com expectativa a chegada de seu novo pároco.
Eis que a procissão de entrada começa: Monsenhor Jimmy Xerri, Cônego Aluízio Roberto e Cônego Claudinier José (que concelebraram a solenidade). Ao início da celebração Eucarística Dom José Carlos Melo dá posse ao novo pároco de Bebedouro, na pessoa de Cônego Walfran Fonseca dos Santos, e pede que proceda-se a leitura da provisão canônica. Serviram ao altar os diáconos Inaldo Pita Gusmão e (então Diácono e atualmente Padre) Raul Moreira Filho. Estiveram presentes os representantes das comunidades, dos diversos sodalícios da paróquia, Soeur Laurence Marie e madre Iolanda Beltrão – madres geral e regional das irmãs sacramentinas.
São Paulo nos ensina que por tudo devemos dar graças e é com o sentimento de gratidão a Deus que celebramos os 16 anos de pastoreio de Cônego Walfran em nossa paróquia centenária de Bebedouro. Em tuas mãos está o poder de tornar esse mundo feliz e fraterno, capaz de oferecer esperança aos jovens e a segurança aos idosos.
Ser pároco não é fácil, precisa da proteção de Deus e de sua Santíssima Mãe. Precisa da compreensão, afeto e ajuda de sua comunidade e de seu bispo. De todas as coisas divinas a mais divina é cooperar com Deus na salvação das almas.
Cônego Walfran, sacerdote zeloso, fiel e amante das coisas que faz. Vive o sacerdócio com dedicação e fidelidade a Deus e a sua Igreja.

Em seguida, com a palavra, após empossado como pároco, Cônego Walfran fez as seguintes considerações: “Depois de escutar com bastante atenção as palavras proferidas por sua Excelência Reverendíssima Dom José Carlos Melo, Arcebispo Metropolitano de Maceió, o que dizer neste momento, meus queridos irmãos e irmãs, povo de Deus, agora então, meus queridos paroquianos desta comunidade paroquial de Santo Antônio de Pádua, nosso excelso padroeiro! Primeiramente, quero agradecer ao meu bispo pela confiança que ele deposita na pessoa desse humilde sacerdote, reafirmar que caminharei sempre sob o seu pastoreio, mantendo-me obediente e em fiel observância aos mandamentos das leis de Deus e da Igreja Católica Apóstolica Romana.
Agradeço a calorosa acolhida e dizer a todos vocês que tudo farei, dentro de minha humildade em servir, a exemplo de Maria, Mãe de Deus e também nossa, que tudo seja para maior glória de Deus. Muito obrigado!”

A Pascom Bebedouro e todos os frequentadores da Paróquia Santo Antônio de Pádua saudam seu pároco, dirigente espiritual e pastor da paróquia onde seu povo tem por característica marcante a fé, pelos seus 16 anos à frente da condução desta igreja, e o agradece por todo apoio e serviços prestados junto a toda comunidade.

Texto: Pascom Bebedouro com Elias Romeiro.