“Cristo: mediador, sacerdote e vítima” | Solenidade de Corpus Christi | 4° dia da festa de Santo Antônio

Fotos: Alecy Amorim Jr.

Nesta quinta feira (03), tivemos mais uma noite festiva em honra ao nosso glorioso padroeiro, Santo Antônio, dentro de uma solenidade rica para nós: o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Presidida por nosso pároco, Cônego Walfran Fonseca, a missa contou com boa presença, física e virtualmente, dos fieis, e também com o servir das integrantes da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, responsáveis por momentos chave antes e durante a celebração.

Em sua homilia, de início já fez a citação de que a celebração de hoje é o memorial da Páscoa. “Celebrando a Eucaristia, nós oferecemos o sacrifício da nova aliança […]”. E seguiu discorrendo sobre o sentido da passagem lida na primeira leitura, retratando a antiga aliança, como também do maná, sendo um alimento de fé do povo. “O mistério eucarístico é muito grande, e por ser muito grande, é para chocar mesmo […]”.

Adiante, ainda fez essa reflexão: “A eucaristia fica na igreja como presença real de Cristo: mediador, sacerdote e vítima”, e explica cada significado das palavras citadas.

Ao final, após os avisos e agradecimentos, todos os presentes entoaram os hinos que marcam desde o início da festa, uma festa de resistência: a ladainha de Santo Antônio, o seu responsório, e após a bênção final de envio, o hino de nosso amado Padroeiro. Amanhã temos a continuidade da festa com a Santa Missa às 18 horas – com transmissão no YouTube e no Instagram da Paróquia.