“Coração abrasador, de imenso amor, compaixão e solidariedade” | Solenidade do Sagrado Coração de Jesus | 12° dia da Festa de Santo Antônio

Fotos: Jéssica Cândido e Mickael Douglas.

Nesta sexta feira (11) tivemos uma noite muito alegre, com direito a visita em nossa Paróquia, durante a décima segunda noite da festa de nosso glorioso Padroeiro. Chegou a nossa Paróquia a imagem peregrina da Senhora Sant’Ana, Mãe da Virgem Maria e avó de Jesus, na peregrinação que esta vem fazendo por paróquias na região Nordeste do nosso país, em referência ao 18° Congresso da Região Nordeste do Encontro de Casais com Cristo (ECC). A imagem peregrina estará em nossa casa até ao final da tarde deste sábado (12), quando seguirá para a Comunidade Nossa Senhora das Graças, pertencente à Paróquia São Francisco de Assis, no bairro do Santos Dumont.

A Senhora Sant’Ana, como afirmou um dos casais dirigentes arquidiocesanos do ECC, veio nos visitar num momento crítico do bairro, e que muito alegrou nosso pároco, Cônego Walfran Fonseca, que presidiu a solene celebração do Sagrado Coração de Jesus, ou seja, mais um motivo para um dia especial dentro da festa de Santo Antônio, que contou com as presenças do Apostolado da Oração, e também do Encontro de Jovens com Cristo (EJC), este último responsável na noite pela acolhida, ofertório e momento da comunhão.

Assim como visitou anteriormente a Paróquia Menino Jesus de Praga, no bairro do Pinheiro, que vem sendo afetado pelos problemas de exploração de salmoura realizados pela empresa mineradora já sabida por todos, a Senhora Sant’Ana vem nos confortar, nos trazer esperança e nos alegrar com sua visita. Em sua homilia, nosso pároco começa citando sobre a solenidade do dia: “A imagem do coração, e de um coração abrasador, eis como a imagem do Sagrado Coração de Jesus é apresentado: um coração abrasador, um coração de imenso amor, um coração de compaixão e solidariedade com toda a humanidade”.

E discorrendo ainda, nos recorda que o maior pecado, no momento atual do país, de nosso bairro, é a indiferença, por “não se importar, não se envolver, não se preocupar, não ter cuidado algum com a vida e com a saúde das pessoas”. Além disso, o Cônego reiterou sobre as atuais situações enfrentadas pelos bebedourenses em um verdadeiro êxodo forçado aliado à pandemia da covid-19. E finalizou sua reflexão: “Que o Coração de Jesus possa aquecer e trazer vida para todos os seus filhos. Coração de Cristo, Coração de Homem, Coração de Deus, ouve nosso grito, somos filhos Teus!”

Ao final da celebração, um dos casais dirigentes arquidiocesanos do ECC fez seus agradecimentos a nosso pároco, como também deu um breve testemunho particular enquanto casal, e após isto, como forma de agradecimento pela visita da Senhora Sant’Ana, todos rezaram a “Salve, Rainha!”, e em seguida entoados, com fervor, os cânticos do “Coração Santo, Tú Reinarás”, em reverência ao Sagrado Coração de Jesus, e logo após a Ladainha de Santo Antônio, o seu Responsório, e no encerramento, já tendo recebido a bênção final, o hino de nosso amado Padroeiro.