“Bebedouro: terra de missão, de testemunho, de diálogo, de irmãos, de famílias” | Solenidade de Santo Antônio de Pádua

Fotos: Laelson Araújo / Pascom Bebedouro.

Segunda-feira, que marcou o dia 13 de junho, e nesta data, celebramos nosso amado padroeiro: Santo Antônio de Lisboa, de Pádua, e muito mais de Bebedouro. Igreja lotada pelos fieis, filhos e devotos deste santo do mundo inteiro, como de costume, mesmo em um cenário totalmente adverso, tivemos a marcante presença dos filhos de Santo Antônio de Bebedouro. A celebração presidida por cônego Walfran Fonseca, pároco, com a animação litúrgica sob responsabilidade Amigos (as) de Santo Antônio alcançou outros tantos que acompanhavam em tempo real.

“Irmãos e Irmãs, quanta alegria por estarmos hoje, nesta noite, aqui nesta igreja dedicada ao gloiroso Santo Antônio […]”, assim iniciou, o celebrante, a reflexão, adentrando na parte histórica da devoção ao nosso amável padroeiro, e que são muitas, destacando que toda esta história pertence ao povo, as tantas famílias. Cônego Walfran faz um destaque das leituras proclamadas que “… nos vem para fortalecer a nossa fé e a nossa esperança”.

Em seguida, o celebrante nos anima recordando que: “não devemos, por motivo algum, nos deixar tomar pela tristeza, pelo medo, pela tibieza, por nada […]”, e nos recordou que neste ano, mesmo em meio as muitas provações, estamos no ano da graça do Senhor. Voltando seu olhar para os tantos filhos e filhas, na fé, que vieram de locais distantes, mas que não deixaram de participar da festa de Santo Antônio – recordou a tradição de Bebedouro de ser terra missionária, que ecoa testemunhos, promove diálogos, onde todos são famílias, são irmãos, sendo “uma terra que nos convida a testemunhar, com a própria vida, a fé”.

O cônego recordou ainda que, no ano de 2010, o então padre Henrique Soares (futuramente dom Henrique Soares) veio dar seu testemunho de fé, onde ele então pediu pela cura da saúde de um sobrinho, e com a graça alcançada, pela intercessão de Santo Antônio de Bebedouro (segundo o então padre), veio celebrar uma das noites, na época, e testemunhou a graça alcançada publicamente. E quando celebramos a festa de Santo Antônio, celebramos também a festa da simplicidade – destacou nosso pároco – recordando o trecho do hino de nosso padroeiro.

Na parte externa, uma grande fogueira acesa aquecia não só com relação a parte climática, mas sobretudo aquecia os corações de cada um ali presentes, e “que este fogo nos recorde que Cristo é Luz […]”. Mesmo com as adversidades causadas pela mineração, a Paróquia resiste, e vive, fisicamente e espiritualmente, no solo e no coração de cada filho (a).

Ao final da celebração, nosso pároco agradeceu a todos os presentes, fisicamente e online na transmissão, e todos de forma jubilosa e alegre, entoaram a Ladainha e, em seguida, o hino à Santo Antônio. Viva nosso amado padroeiro!!!

Um registro final, por parte da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Pádua é reservada para os agradecimentos, em nome da Pascom Bebedouro, pelo suporte, apoio, colaboração prestados direta e indiretamente pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió; e pela colaboração direta em toda a cobertura da programação da festa, através dos agentes da Pascom das seguintes Paróquias: Paróquia Santa Isabel (Cj. José da Silva Peixoto-Jacintinho); Paróquia São João Batista e Santa Isabel (Chã da Jaqueira); Paróquia São José Operário (Fernão Velho) e Paróquia Nossa Senhora das Graças (Levada).