TRANSFERÊNCIA DA SEDE DA PARÓQUIA

Fotos: Ana Paula, Jessica Candido, Priscilla Candido (Pascom Bebedouro) / Carlos Wilker (Pascom Arquidiocesana).

Nesta última terça-feira, 15 de novembro de 2022, tivemos o momento mais doloroso, difícil pra todos os paroquianos, de perto ou de longe, que se fizeram presente em bom número para a última missa celebrada na então Igreja Matriz de Santo Antônio, em Bebedouro. Uma presença marcante, que deixou surpreso a nosso pároco, cônego Walfran Fonseca, em ver a igreja e a praça Lucena Maranhão tomada de fieis que fizeram questão de se despedir do local em que formou amizades, famílias, laços para toda uma vida e por gerações até este último dia. Os Amigos de Santo Antônio foram os responsáveis pela animação litúrgica da missa vespertina.

Assim como chegou em 19 de janeiro de 1867, conforme registros no jornal da época ‘O Progresso’, a imagem de Santo Antônio não poderia sair de outra forma senão nos braços do povo, e assim aconteceu em uma grande e bela procissão, esta que percorreu as ruas no entorno da igreja, passando pelo Flexal de Baixo e Flexal de Cima, para marcar a solidariedade da paróquia, do pároco, e de todo o povo de Deus, que estas comunidades vivenciam, de ilhamento e isolamento social, até os dias atuais. Saindo do Flexal, a procissão seguiu pela rua Dr. Oswaldo Cruz até chegar a nova sede e igreja Matriz de Santo Antônio, de forma provisória, no que era, antes disso, a capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Seguindo a liturgia do dia (1ª Leit.: Ap 3,1-6. 14-22; Salmo: Sl 14(15), 1a e 2-3ab.3cd-4ab.5 (R. Ap 3,21); Evangelho Lc 19,1-10), nosso pároco iniciou a homila fazendo memória a todos os irmãos antepassados, aos que viveram no bairro, ” uma pequena cidade dentro da cidade de Maceió”, recordando que a partir de Bebedouro a capital se desenvolveu em território, na política, na cultura e no social, onde a partir da imponente igreja tiraram força para construir a vida e constituir famílias. “E agora estamos a celebrar não o sucesso, mas o fracasso. Fomos derrotados por forças poderosas políticas e econômicas, fomos esmagados, triturados, quantas vítimas nesse bairro…”, recordou o cônego Walfran.

Como também recordou os tantos irmãos que não se fizeram presentes devido aos traumas psicológicos, fazendo tratamento psiquiátrico, e recordou aos tantos que fez questão que, mesmo no momento difícil, estes se fizessem presentes. E também recordou o motivo de insistir no funcionamento da igreja para atender os tantos que necessitaram de amparo vide a situação vivenciada nos últimos anos.

“Pedimos a Deus graças e bênçãos para este momento e que todos os fieis e devotos de Santo Antônio, abençoados e agraciados, possam encontrar força e resistência […]”, afirmou, de forma esperançosa, nosso pároco. E encerrou a reflexão com a seguinte mensagem: “Acima da justiça dos homens, nós confiamos na justiça de Deus, na justiça do Alto, e é esta que tem nos acompanhado até hoje, e com certeza não falhará nos dias que virão, para maior honra e glória de Deus Pai”.

Na chegada da imagem de Santo Antônio a sua nova casa, mais um momento de emoção e alegria por todos os presentes que já aguardavam este momento, como também os que conduziram a imagem pelas ruas de Bebedouro e da Chã de Bebedouro, para assim celebrar a primeira missa na nova sede da Paróquia. No início da celebração, foram feitas as orações e preces para abençoar todo o espaço, e a todos os presentes, no novo templo dedicado a nosso amado padroeiro.

No momento de reflexão na missa inaugural, o cônego Walfran fez uma saudação as irmãs sacramentinas, em especial a Irmã Laudelina, e as irmãs pastorinhas, como também fez menção a todos os grupos, pastorais, movimentos, serviços da Paróquia que estavam presente em bom número, como reiterou a preocupação com os moradores do Flexal de Baixo e Flexal de Cima, relembrando e cobrando as autoridades públicas civis as necessárias providências para essas comunidades, a cada ente na sua proporção, e as outras instituições citadas.

“Santo Antônio foi o último morador a sair de Bebedouro. […] Esperamos até quando foi possível, nós esperamos, foi resistência, até o dia de hoje […]”, frisou nosso pároco. “A página do Evangelho que escutamos hoje é de um significado grande para esta comunidade paroquial”, fazendo uma junção do Evangelho do dia com a situação vivenciada pela Paróquia.

Ao final da celebração, com muito fervor, alegria, e cheios de fé, todos os presentes entoaram, junto ao Grupo Christo, que abrilhantou a noite na animação litúrgica, a ladainha de Santo Antônio e o Hino a nosso glorioso padroeiro: Santo Antônio de Pádua, de Lisboa, muito mais de Bebedouro.

Toda a transmissão, desde a missa das 15h, passando por procissão e missa inaugural da sede provisória da Paróquia, se encontra no canal do YouTube da Arquidiocese de Maceió. Já a missa inaugural da nova igreja Matriz de Santo Antônio também foi transmitida pelo instagram oficial da nossa Paróquia.

Aproveitando o espaço, reiteramos os nossos agradecimentos a Pascom da Arquidiocese de Maceió, nas pessoas de Maria Cícera e Carlos Roberto, pela presença com a equipe em peso, que em unidade deram todo o apoio, e providenciaram a bela transmissão que ficará nos registros históricos da nossa Paróquia.

Os momentos difíceis servem para mostrar a luz que brilha, vindo de Deus Pai, trazendo um novo tempo de fé e esperança, e que assim possamos seguir firmes, na caminhada, evangelizando os irmãos paroquianos que ainda muito necessitam da presença do Senhor.

Viva Santo Antônio de Pádua, de Lisboa, muito mais de Bebedouro!