“Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo”

Segundo dia do Sagrado Tríduo Pascal (Sexta da Paixão)

Em silêncio, na tarde desta sexta (19), fiéis lotaram as dependências da Igreja Matriz de Santo Antônio para a celebração da Paixão do Senhor. Na entrada, Cônego Walfran, celebrante, e Padre Jan Carlos, co-celebrante, prostraram-se diante do altar e rezaram em silêncio, em sinal de humilde expressão da mágoa da evocação do grande mistério do Calvário. A condução litúrgica, por músicas, foi conduzida pelo coral da Congregação Mariana de Bebedouro.

“Cristo se tornou obediente, obediente até a morte numa Cruz […]”, assim iniciou a homilia o celebrante, após a leitura da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo João (cf. Jo 18,1-19,42). E tocando nisso, discorreu sobre a humilhação de Jesus em favor de nós, sendo o dia da imensa confiança, onde recebemos misericórdia e encontramos N’Ele a graça.

Mais adiante, o Cônego faz uma reflexão sobre cada leitura do dia, e retratando sobre a leitura do livro do Profeta Isaías, nos indaga: “De quem o profeta fala? Quem é este servo?”. Sobre a segunda leitura, da carta de São Paulo aos Hebreus, o celebrante cita: “[…] oferece aos eventos da Paixão a interpretação sacerdotal sacrifical […]”, sendo verdadeiro, único, autêntico sacrifício agradável à Deus.

“Jesus, por sua obediência, por sua humilhação, por sua oração a Deus, por Deus foi atendido, e Deus o chamou da morte com a ressurreição […]. […] Eis o lenho da Cruz, do qual pendeu a salvação do mundo. Vinde, Adoremos. Irmãos, irmãs, completemos em nossa carne, o que faltou a Paixão de Jesus, e assim como Maria, permaneçamos de pé, ao pé da Cruz […]”, assim finalizando, o celebrante, a sua homilia.

Após, veio o momento das orações universais, do qual toda a igreja reza por dez intenções, cada uma em particular, e em seguida, a adoração e o beijo à Santa Cruz por todos os fiéis. Ao final, todos concentraram-se na Praça Lucena Maranhão para a grande procissão do Senhor Morto, que percorreu locais como o Cemitério de Santo Antônio, Casa para velhice Luiza de Marillac, Flexal de cima e Flexal de baixo.

Ficam também registrados os agradecimentos a todos que colaboraram na organização do trânsito durante o percurso da procissão, em especial aos jovens de nossa Paróquia, que deram sua importante contribuição. Neste sábado, teremos a Vigília Pascal, às 20 horas, onde será importante levar uma vela, para a renovação das promessas batismais.