“Penitência: voltar-se à Deus” – celebração da quarta feira de Cinzas

0
467
Fotos: Andreza Oliveira, Ingrid Beatriz e Neverton Ricardo. Com informações de Neverton Ricardo.

Início da quaresma, tempo de reflexão e penitência tendo por meta a Páscoa do Senhor. Nesta última noite do dia 26, ocorreu a celebração da quarta feira de Cinzas na Matriz de Santo Antônio, com suas dependências lotadas, presidida por Cônego Walfran Fonseca, pároco, auxiliada pela equipe de coroinhas e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, contando com o apoio de Elias Romeiro nos cânticos da noite.

Em sua reflexão, o celebrante destacou o significado da quaresma, tendo por significado “[…] a penitência, que significa conversão, voltar a Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento […]”, sendo um tempo de luta contra o espírito do mal. Nos recordou onde a cada ano todos são convidados a examinar a consciência, e assim sendo, meditou sobre o Salmo Responsorial do dia (ler Sl 50).

Mais adiante, Cônego Walfran refletiu, em paralelo, onde segundo ele, vivemos em um tempo, muito breve, entre a primeira vinda de Cristo e do seu retorno, sendo um “tempo intermediário” – o dia da salvação, e passou um breve tempo explicando sobre este tópico.

Ao final, citou: “[…] o jejum, a quaresma… é o tempo em que damos maior liberdade à Deus para que Ele possa agir em nós […]”. Ao final, durante os avisos, nosso pároco recordou sobre a abertura da Campanha da Fraternidade no Regional NE-2, da CNBB, que será aqui em Maceió, como também convocou a todos a participarem das Vias Sacras públicas de penitência, iniciando a partir desta sexta feira (28).