Eucaristia: o sacramento augusto da Igreja | 3° dia da festa de Santo Antônio

Fotos: Daniela Felix

Nesta quarta feira (02), os fieis e devotos de Santo Antônio reuniram-se para mais uma Santa Missa, a terceira noite festiva, em honra ao glorioso padroeiro de Bebedouro, presencialmente e virtualmente, em que Cônego Walfran Fonseca, pároco, presidiu a celebração, que contou com a participação do Grupo Christo como coro da noite, e também da Comunidade São Pedro Apóstolo ajudando nos demais momentos antes e durante a missa.

Hoje a Missa já fora celebrada com a liturgia da Solenidade de Corpus Christi, por conta de termos celebrado as primeiras vésperas do que será celebrado nesta quinta feira. Em sua homilia, o celebrante discorre inicialmente sobre o Evangelho proclamado (Mc 14,12-16.22-26), falando da ligação desta passagem, com a última ceia antes da Sua Paixão, como também do elo desta celebração com a quinta feira santa, o primeiro dia do Tríduo Pascal (Missa do Lava Pés).

“A nova aliança se cumpre, se realiza, em seu sacrifício. Sacrifício da nova e eterna aliança […]”, citou fazendo uma alusão a antiga e a nova aliança de Deus estabelecida com seu povo eleito. Complementa ainda: “Com esta instituição, Jesus indica também que a Sua morte é uma passagem para o relo messiânico […]”, e Ele que preparou os seus discípulos.

Sobre a celebração de hoje, citou que a Eucaristia é o sacramento, por excelência, de toda a igreja, o sacramento augusto, o ápice de toda a vida Cristã, pois a igreja vive da eucaristia, e finalizou entregando no altar do Senhor todos os moradores e moradoras do bairro de Bebedouro pelas atuais circunstâncias enfrentadas por todos.

Ao final, todos jubilosos, com a ajuda do coro presente, foram entoados a Ladainha de Santo Antônio, seu responsório e após a bênção final, o hino ao glorioso e amado Santo Antônio de Pádua.