Solenidade de Santo Antônio de Pádua, de Bebedouro: Festa de Resistência!

Fotos: Daniela Felix / Jéssica Cândido / Laize Oliveira / Mickael Douglas / Priscilla Cândido.

Tarde de domingo, Solenidade de nosso excelso e amado Padroeiro: Santo Antônio de Pádua, de Lisboa, muito mais de Bebedouro. Um domingo para ficar para toda a história. Festa da resistência, da fé dos bebedourenses, que se fizeram presentes em grande número, de todas as partes, e aos muitos que também acompanharam de casa através da transmissão proporcionada nas três redes sociais da Paróquia: YouTube, Instagram e Facebook. Em solenidade presidida por nosso pároco, Cônego Walfran, com a colaboração da Comunidade São Pedro Apóstolo na acolhida, ofertório e comunhão; e com a ajuda na animação do coral do Encontro de Casais com Cristo (ECC).

Em sua homilia, nosso pároco inicia destacando o refrão do salmo entoado: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor”. E recordando também a data deste último sábado (12), que marcou os 108 anos de criação canônica da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em 12 de junho de 1913, e foi explicando como se dá a circunscrição territorial da Paróquia desde a capelinha de Santo Antônio. E continuou expressando o sentimento de gratidão pelas gerações passadas, por tantas vidas, famílias, histórias vivenciadas neste templo, na igreja Matriz.

“Então neste clima que nós celebramos a festa de Santo Antônio: de um lado um grande sentimento de gratidão à Deus por toda história […]”, resume bem o momento que os bebedourenses vivenciam, pois em oposição a isto, remete a tristeza, e a indignação pela atual situação do bairro. “Anunciar o Evangelho: eis a missão […]”, nos faz refletir o quão cada um de nós, como igreja, temos a missão de sermos anunciadores do Evangelho.

“Santo Antônio é chamado ‘Trombeta do Evangelho’. Este título dado a Santo Antônio ele tem um significado bíblico, popular e simbólico”, assim citou o celebrante ao recordar o nosso Padroeiro, ainda complementando que a trombeta anuncia o outro, e não a si próprio. E que continua: “[…] Sem Cristo a pregação não tem sentido. Sem Cristo a pregação não tem valor algum […]”, onde por conta disso, Santo Antônio é chamado ‘doutor da igreja’ enquanto ‘trombeta do Evangelho’. E ao final de sua homilia, afirmou: “Vamos, na fé, resistir e pedir a Deus muitas luzes para que a gente encontre um caminho certo, justo para todo este momento difícil que estamos enfrentando”.

Ao final, no momento dos avisos, nosso pároco fez os agradecimentos a todos que colaboraram, ajudaram para que esta festa, em sinal de resistência, pudesse acontecer da melhor forma, como também explicou sobre a saída da Casa para Velhice Luiza de Marillac rumo ao seu novo endereço provisório, e após tudo isso, todos com muita alegria e fervor entoaram a Ladainha de Santo Antônio, o seu Responsório, e após a bênção final, o hino de nosso amado Padroeiro.

Viva Santo Antônio de Pádua, de Lisboa, e muito mais de Bebedouro, em caráter de resistência!