“É com a língua que proclamamos a fé” – Santo Antônio de Pádua é celebrado em Bebedouro

Fotos: Jessica Candido / Pascom Bebedouro.

Neste domingo (18), toda a comunidade da Paróquia Santo Antônio de Pádua se fez presente para celebrar, solenemente, a grande festa de seu padroeiro na igreja Matriz provisória, localizada no bairro da Santa Amélia. Presidiu a solene Concelebração Eucarística dom Antônio Muniz Fernandes, O.Carm., arcebispo metropolitano de Maceió, concelebrada por cônego Walfran Fonseca, pároco, com a animação litúrgica dos Amigos de Santo Antônio.

Pela primeira vez após a entrega da igreja Matriz Provisória, o Metropolita preside uma celebração na nova sede paroquial, sendo recebido com muita alegria e entusiasmo por cônego Walfran e por todos os paroquianos e devotos de Santo Antônio.

Na homilia, o Metropolita iniciou a reflexão indagando aos fiéis presentes o que mais gostam das virtudes, o que mais impressiona na vida de Santo Antônio. Palavras como generosidade; o amor por Jesus, que se transformou no amor pelo pobre; a esperança; a humildade; a perseverança; o amor pela fé foram algumas citadas pelos presentes, que logo o presidente traduziu em “amor pela palavra de Deus”.

“Encantava a Santo Antônio o ensinamento de Jesus, a palavra de Deus […]” destacou após esse momento de interação com a comunidade. “[…] Um ponto muito atual: ora, Santo Antônio tem o seu corpo preservado, não todo, mas a terra fez o seu papel, mas a terra, a mãe Terra, preservou de Santo Antônio, a língua […]”, destacando a devoção dos fiéis a Antônio, que teve sua língua preservada, destacando o relicário onde se encontra preservada a língua do Santo do mundo inteiro.

“É com a língua que a gente proclama a fé. A fé é proclamada pela língua, é com a língua que nós pronunciamos o sagrado nome de Jesus […]”, destaca o Metropolita sobre um forte ensinamento que Deus nos deixa através das virtudes de Santo Antônio, recordando também que o mundo atual é de “um mundo de língua solta”, em que há fofocas, disseminação do mal, e as famigeradas ‘fake news’ que espalha confusões e intrigas, e que a própria igreja acaba sendo vítima.

“Meus irmãos e minhas irmãs, são tantos ensinamentos bons, simples, na vida de Santo Antônio, que a gente se encanta com sua vida […]” finalizando assim sua reflexão, exortando a toda comunidade a recordar e viver, na fé, os ensinamentos e o testemunho do padroeiro desta viva comunidade paroquial, como também recordando o trabalho que está sendo feito pelas irmãs carmelitas no Santuário Arquidiocesano da Virgem dos Pobres, no bairro da Mangabeiras, em que o Metropolita pede a ajuda de todos com doações para ofertar o café da manhã aos pobres.

Ao final, cônego Walfran agradeceu a presença amiga, e fraterna, de dom Antônio Muniz que, com muita alegria, presidiu a solene Concelebração, e também abençoando os pães de Santo Antônio. As 16h, ocorreu a solene procissão pelas ruas do bairro da Chã de Bebedouro, retornando a igreja Matriz provisória, culminando com a Santa Missa, em que ao final desta celebração foram distribuídos os pães abençoados mais cedo.